quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Sem Spoilers

Harry Giles, Power Forward / Sacramento Kings - The Players' Tribune
Desde que eu estava no colégio, chegar na NBA parecia muito perto e muito longe. Basicamente, dependia quando você me perguntasse. Tive algumas lesões, obviamente. Tive que aprender a ser paciente. Mesmo agora, que estou aqui em Sacramento, em um time da NBA, ainda tenho que ser paciente.

No geral, porém, não tenho arrependimentos. As lesões - eram coisas que eu não conseguia controlar. Mas caso contrário, não há muito que eu voltaria e fizesse diferente.

Bem, talvez exista uma.

Havia um tweet.

Você vai ver, eu já estive em Sacramento antes, em 2014. Eu tinha 16 anos, um estudante de segundo ano da Wesleyan Christian Academy na Carolina do Norte. Fiquei entediado um dia na academia durante um torneio de viagem com a minha equipe da AAU. Eu não estava jogando. (Chegarei ao porquê em um minuto). Como descobri o caminho mais difícil, o tédio e o aplicativo aberto no Twitter precisava de apenas tempo para que um desastre acontecesse.
Sim, eu sei... nada bom! Agora que volto em Sacramento para treinar com o Kings, estou pensando sobre esse tweet novamente. Para Sacramento, peço desculpas por dizer algo sobre o qual eu realmente não sabia.

Eu estava tão frustrado que eu não podia jogar. Eu me lembro daquele sentimento até hoje. Eu estava inquieto, apenas assistindo todos os jogos no banco na minha roupa de rua. Lembro-me de estar no meu quarto de hotel por muito tempo esse fim de semana - com o Twitter aberto, ou estaria olhando meu telefone apenas checando as coisas. Eu não conhecia Sacramento como uma cidade. Tudo o que estava vendo era a área ao redor do meu hotel e da academia. E lá por perto. Não havia muito o que fazer e nada para comer. (Ouvir, In-N-Out é sólido, mas não tem muito o que comer fora. Confie em mim sobre isso.)

Então, você pode ver como meu tweet saiu. Tédio, frustração e Twitter - cara, é uma receita para o desastre.

Parece burro agora, acredite, eu sei disso. Mas você sabe o que? Eu definitivamente aprendi algumas coisas.

Por um lado, você nunca sabe onde você vai parar. Então é bom manter uma mente aberta, onde quer que esteja. Mais fácil de falar do que fazer às vezes.

Eu estava tendo dificuldade nesse período da minha vida. Eu não acho que eu percebi isso, então, mas é óbvio agora. Eu estava na reabilitação pela primeira vez na minha vida - eu não sabia o que poderia estar do outro lado. Não jogando basquete, o esporte com o qual eu estava obcecado desde que eu fiz oito anos, estava me corroendo. Basquete era minha identidade. De repente, eu não tinha isso.

Um dos meus treinadores do Duke, Jon Scheyer, disse uma vez: "Ninguém passou por mais do que Harry." Não é exatamente assim - eu tive uma boa vida, fui abençoado com uma boa família que me apoiou mesmo no recrutamento e a atenção ficou bastante louca. (Minha mãe em particular - ela é minha maior líder de torcida e esteve ao meu lado para absolutamente tudo.)

Mas falando estritamente basquete, talvez haja alguma verdade ao que treinador disse. Antes do meu 18 anos, passei por duas lesões duras nas pernas  - primeiro rompi o ACL da perna esquerda e MCL e depois rompi o ACL da perna direita. Tudo ficou um caos. Muitas pessoas questionaram meu futuro de basquete. Às vezes, eu mesmo questionei como tudo ira acontecer.

Em 2013, eu era um garoto feliz, de 15 anos, no meu segundo ano de ensino médio no Wesleyan Christian, em High Point, Carolina do Norte. Um dia no verão antes da escola começar, duas coisas importantes aconteceram. Lembro-me do dia muito bem porque os rankings nacionais de basquetebol do ensino médio estavam saindo. Naquela manhã eu acordei para ler que vários pontos de vista que me incluíam como o jogador de basquete número um do segundo ano do país.

Era tudo o que eu imaginava que seria.

No mesmo dia, rompi o ACL e o MCL no meu joelho esquerdo em um jogo de basquete pelos EUA.

Muito por um dia.

Imediatamente, eu estava planejando o quanto eu poderia voltar ao quadra. Eu ouvi dizer que uma lesão do ACL geralmente leva cerca de um ano para curar, dar ou demorar alguns meses. Então eu poderia estar de volta, quase com força total, para os meus anos júnior e sénior do ensino médio. Eu poderia mostrar às pessoas que nada havia mudado.

E ainda poderia voltar para o n. ° 1, pensei.

Há muito tempo.

Fiz tudo o que me pediram para fazer. Fiz uma reabilitação de uma a duas horas todos os dias por mais de um ano. Aprendi muitas coisas sobre meu corpo. O ACL e o MCL são os ligamentos que mantêm seu joelho juntos, então, mesmo quando meu joelho começou a curar, perdi uma tonelada de minha força inferior do corpo por causa da inatividade. O meu quadril se deslizou para nada. Minha força e velocidade desapareceram. Eu tinha que construir tudo de novoe, em seguida, também encontrar uma maneira de começar a confiar novamente no meu corpo uma vez que eu voltasse a quadra.

Olhando para trás agora, havia uma coisa afortunada sobre isso - e é que eu não sabia quanto de reabilitação eu teria que fazer. Porque se eu soubesse, aos 16 anos? Eu talvez não teria preparado para lidar com a dor e o trabalho que isso realmente levou.

Era lento, mas em algum momento, eu comecei a sentir novamente o velho Harry.

Eu cheguei perto de algo como força total durante meu primeiro ano. Eu finalmente comecei a confiar que eu ainda poderia ser o jogador que queria ser, mesmo com a lesão. No final do primeiro ano e na primeira parte do último ano - isso é quando o recrutamento está no seu auge - muitos instrutores da faculdade D-I estavam enfileirando as arquibancadas em meus jogos. Eu senti como se estivesse de volta... mas, ao mesmo tempo, na minha cabeça eu podia ouvi-los imaginar, Harry Giles ainda era o jogador que ele costumava ser?

Depois de um ano de trabalho árduo, dei a volta por cima - grande momento. Eu tinha ofertas de todos os maiores e melhores programas do país, e alguns deles estavam chegando até mim ainda mais do que antes da minha lesão. Quando os rankings dos finais do ensino médio saíram antes da minha temporada sénior, voltei para o nº 1. Eu tenho que admitir, depois de tudo o que eu tinha passado, me senti bem.

Eu era tudo o que eu queria, indo para uma grande temporada sénior que - com sorte - seria seguida por um ano em um programa de uma faculdade de alto nível. Eu decidi transferir para Oak Hill Academy, o melhor programa de ensino médio do país, para a minha temporada sénior. Eu queria jogar um cronograma nacional contra a melhor competição. Eu queria provar de uma maneira que ninguém poderia duvidar.

Então o impensável aconteceu.

Dois minutos para o início da temporada no meu último ano, rompi o ACL. Novamente. Desta vez, foi meu joelho direito.

Cara, pensei que a primeira reabilitação era difícil.

Não tinha ideia do que estava prestes a passar.

Uma coisa é passar por uma lesão como uma lágrima ACL uma vez, mas a segunda vez, você sabe exatamente como a recuperação será dura, e quão baixo seus espíritos poderão te deixar durante esse período. Então, a segunda vez, a batalha mental foi apenas muito, muito mais difícil.

Mais uma vez, tive que me fazer algumas perguntas difíceis:

Eu sou capaz de me recuperar dessa lesão... novamente?

Será que eu serie o mesmo jogador que eu era?

Na verdade, pula isso.

Será que eu serei o jogador que eu imaginei?

Depois de um tempo, descobri que toda essa ansiedade faria mais mal do que bem.

Comecei a reabilitar... novamente. Perdi minha temporada sênior. Por sorte, ainda tive interesse dos principais programas.

Eu me comprometo com Duke.

Achei que se eu me reabilitasse como na última vez, eu poderia voltar para onde eu queria estar a tempo para a temporada da faculdade.

Eu estava errado sobre isso.

Assim que cheguei a Duke, meus médicos disseram que precisaria de uma terceira cirurgia, desta vez um procedimento artroscópico no meu joelho esquerdo. A equipe de Duke estava extremamente compreensiva - eles me deram a opção de se sentar e reabilitar o tempo que eu precisava, mesmo que isso significasse que eu não soaria uma gota na temporada de novato. Eles estavam comigo durante todo o caminho.

Mas eu tinha minha mente fechada.

Eu disse ao Coach K: "Não vim aqui pra não jogar".

Eu planejei entrar naquela quadra o mais rápido possível.

Aquela equipe do Duke - tinha muito hype em torno de nós. O treinador trouxe uma incrível classe de calouro, incluindo meu amigo Jayson Tatum de St. Louis, um cara com quem eu me aproximei muito no nosso tempo no EUA Basketball. As pessoas estavam prontas para nos entregar o campeonato nacional antes de chegarmos ao campus.

Por causa da cirurgia recente, não pude ir para a quadra imediatamente com os caras. Isso me matou. Não há nada como Cameron Indoor e eu estava morrendo de vontade de sair lá. Eu estava tentando me concentrar apenas em ser um calouro. Mas não poder ajudar minha equipe a se preparar e praticar foi um ajuste difícil. O fato é que eu simplesmente não estava saudável quando estava em Duke. Era assim que estava - algo muito longe do que eu imaginava que seria.

Eu estava pensando comigo, jogar  com tempo limitado era mais difícil do que NÃO jogar, na minha opinião.

Esse era o meu nível de frustração.

Novamente, levaria tempo. Jogar tornou-se uma experiência nervosa, mas minha confiança cresceu dia a dia, e eu sabia que não podia deixar algumas performances frustrantes em Duke e desfazer o que eu construí. Eu não cheguei ao começo que queria, mas senti que estava voltando para onde eu queria estar.

Então o tempo acabou em Duke. Depois de obter algumas  opiniões de que eu seria uma escolha de primeira rodada, eu decidi dar o próximo passo.

Não vou mentir - Admito que estava preocupado ao ouvir todo tipo de coisas diferentes sobre minhas perspectivas preliminares. Todas as pessoas estavam falando sobre meus joelhos e não sobre o tipo de jogador que eu poderia ser. Não tenho certeza de já ter ficado mais nervoso do que 22 de junho de 2017.

Acabei sendo convidado para o Green Room, mas eu decidi assistir em casa em Winston-Salem, com minha família e meus garotos. Quanto mais perto o draft ficava, mais e mais nervoso eu me tornava. Eu só queria que terminasse. Parecia que havia uma tonelada de tijolos nas minhas costas. Eu pensei, por favor, Deus, deixe alguém me escolher para que eu possa comemorar com toda a minha família aqui e não parecer um idiota.

Então fui pego. No. 20. Sacramento Kings.

A primeira coisa que eu pensei depois da fuga inicial de adrenalina?

Obrigado Jesus.

A segunda coisa?

Tenho alguns tweets para excluir.

Mas o engraçado é, eu tenho metade desse tweet certo! Eu era o cara mais feliz.

Depois que eu fui escolhido, fiquei emocionado. Foi um alívio, e estou tão feliz por ter comemorado com as pessoas que sempre estiveram lá - essa foi a decisão certa. Por coincidência, enquanto estou processando isso, obtive um texto diretamente do CP3, um mentor para mim e outro cara de Winston-Salem. Disse:

"Agora, estamos na NBA, representando a mesma cidade. Você pode obter tudo o que quiser se você definir sua mente para isso ".

Ele assinou com isso:

"Vamos ao trabalho."

Isso me fez refletir sobre tudo o que aconteceu até então.

Todo mundo quer ir no. 1, mas essa não é a realidade. Apenas um cara conseguiu isso e aquele cara, Markelle Fultz, absolutamente merecia. No final do dia, sinto-me abençoado por estar na NBA, não importa a escolha. Porque agora tenho a chance de me provar, como todos os outros na minha classe.

Eu também percebi algo sobre hype - nunca vai se estabelecer. Nunca vai desaparecer. Como eu era o jogador número 1 no ensino médio, sempre haverá artigos que dizem eu que não cumprí as expectativas. Neste ponto, sinto que tenho ouvido isso desde os 15 anos de idade.

Mas aqui está a coisa - é basquete. Esses tipos de comentários e artigos não importam tanto quanto eu pensava. Quando as pessoas me perguntam por que não deixo que as críticas me incomodem, eu digo, porque é basquete. Você sabe o que eu quero dizer? Eu jogo o jogo que amo todos os dias. Essa é a perspectiva que ganhei trabalhando através de duas cirurgias de ACL - eu tive que trabalhar para ser o melhor jogador que eu poderia ser e não me preocupar com as outras pessoas da minha classe. Muitas pessoas gostam de ler críticas e classificações, mas se você continuar lendo todos os comentários negativos, isso mata você. Você está envolvido nela. Chega na sua cabeça. Eu realmente me preocupava com os rankings - era uma maneira de ver como você está, a nível nacional. Era apenas um objetivo que você definiu para ver se conseguia chegar lá. Mas, eventualmente, eu aprendi que é só um barulho que você não pode ler demais, ou então você sempre terá essas críticas sobre você.

Na noite do draft, o CP3 me enviou uma mensagem que também me acompanhou. Ele me disse: "Trabalhe duro, compita e construa sobre a base que você já colocou".

"Depois disso", acrescentou. "Tudo é possível."

Foi quando isso me atingiu. Minha determinação sempre terá que vir de dentro. Lesões e contratempos, isso depende de Deus. Mas seus objetivos, seus sonhos, sua unidade para reabilitar uma lesão difícil - tudo isso está no seu controle.

Você vê, eu sempre tive uma grande imaginação. Quando criança, sonhei em ouvir meu nome chamado na noite do draft, com certeza. Mas eu também fantasiava sobre ser o cara que marcava pontos e acerta o arremesso vencedor do jogo. Eu seria o cara que faz jogadas ofensivas e defensivas para selar um jogo.

Sonhei ser um Franchise Player

Sacramento, escute - Estou aqui para trabalhar para ser o jogador que eu imaginei. Quando fui escolhido na 20 posição, fiquei tão animado que eu poderia ir a um lugar como Sacramento, onde eu poderia realmente me desenvolver. Para mim, a 20ª escolha era como uma escolha de loteria. Porque foi uma chance.

Agora sou novato, não mais do que isso. Estou pronto para começar minha nova vida aqui. Sacramento é uma franquia comprometida com o desenvolvimento do grupo jovem que temos, e acho que não há um lugar melhor para mim. Deus sabia exatamente o que ele estava fazendo, eu estou exatamente onde eu deveria estar. Estou pronto para mostrar o que eu tenho.

Minha história até agora é sobre contratempos. Já estive por baixo antes. Voltei melhor. Passei por tudo isso em uma idade jovem, e eu acho que isso fez minha determinação ser maior do que eu poderia imaginar que fosse aos 19 anos. Agora eu sinto que estou em uma missão.

Então, o que é o próximo para mim? Não consigo prever. Eu acho que você vai ter que esperar nisso.

Eu não gostaria de estragar uma boa história.


Carta traduzida por mim.
O link para a carta original no Players Tribune está aqui.
Siga-nos também no Instagram e no  Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário