domingo, 22 de outubro de 2017

Memphis

Tony Allen, Shooting Guard / New Orleans Pelicans - The Players' Tribune
Eu sei que todos sentem minha falta no aeroporto.

Eu sou Tony Allen, eu vôo Mem, e também todos os meus amigos!

Foi um bom sentimento, cara. Eu nunca fui um cara que fala muito. Então, quando o aeroporto chegou aos Grizzlies e me pediu - estou falando, eles me chamaram, especificamente? Como, imagine o chefe do aeroporto, você sabe, e ele está falando ao assistente: "Ei, assistente, precisamos fazer isso de maneira correta. Precisamos que este seja Memphis. Busque o Tony Allen. "Você sabe, quando é assim?

Cara, eu praticamente me joguei nessa oportunidade.

E não era apenas um anúncio, e é isso, você sabe o que estou dizendo? Era mais como - cara, é uma verdadeira honra ser o rosto de uma cidade como essa. Estava cheio de cartazes gigantes de mim, apenas pendurados por todo o lugar. Você tinha Tony Allen - sorrindo para você, vibrando com você, apontando para você, como: "Ei, cara, você escolheu um bom aeroporto." E é em todo o lado do aeroporto que você anda, você teria que... Experienciar Tony Allen . Em qualquer lugar. Provavelmente 99% das pessoas, eu estou lhe dizendo, é a primeira coisa que eles viram quando chegaram em Memphis. É, estou saindo deste avião... Atravessando o túnel... Abrindo a porta... E então, boom - você está vendo isso. Está aqui para você. É o próprio Tony Allen.


Assim que qualquer equipe adversária sair do avião, eles provavelmente irão me ver de pé, olhando de cima para baixo. Bem-vindo a esta cidade chamada Mem. Tony Allen controla os céus em torno dessas partes. Então, assim, cara, com esses anúncios, estou na cabeça deles. Estou superando-os com um salto - jogando essa defesa de classe mundial antes mesmo de o jogo ter começado.

E eu acho que o que isso mostra, também, é como - cara, aquele Grit & Grind Basketball, esse estilo de aro que as pessoas sabem que estão esperando quando veem jogar contra o Grizz? Não é apenas um estilo de jogo. É um modo de vida. Isso é o que as pessoas não percebem sobre o movimento Grit & Grind. Era uma forma de vida para toda a nossa cidade. É uma cidade que não recebeu nada e teve que trabalhar para tudo. Você me entende? É como quando o Showtime estava acontecendo com os Lakers - é esse estilo de jogo impressionante e estrelado, certo? E então você vê Los Angeles, como um lugar, você sabe, e são todos filmes e coisas. Grit & Grind, é o mesmo tipo de vibração entre time e cidade. É um encaixe perfeito.

E ninguém se encaixa melhor do que eu.

E foi para isso com isso, com a campanha do Aeroporto Internacional de Memphis: isso foi adequado - desta maneira especial. Se você estiver nesta liga por tempo suficiente, cara, você vê que existe um sistema. Você vê isso, enquanto muitos jogadores diferentes podem ser favoritos de fãs ou o que quer que seja... São realmente apenas os Franshise Players que recebem esses grandes endossos ou se tornam a cara da equipe. Mas Memphis? Essa cidade é simplesmente diferente. Eles não são como todos os outros. Não se trata de deixar um cara de colarinho azul como eu fazer todo o trabalho sujo, então não obter nenhum crédito. Memphis é real. E quando eles me abraçaram, você sabe, não era apenas, como "Oh, sim, Tony, nós gostamos dele, ele é um bom jogador." Yo... eles me abraçaram. Eles compraram minha camisa. Eles compraram essas t-shirts com o pequeno desenho de mim sobre isso. E - cara, nunca me canso de dizer isso em voz alta - eles até me deixaram ser o rosto do aeroporto internacional.

E nunca vou esquecer. Eu sempre apreciarei a cidade de Memphis por isso: como eles simplesmente não me deixaram apenas jogar por eles - nah.

Eles estavam dispostos a deixar-me representá-los.

"... Tony Allen?"

Isso é o que as pessoas ao redor da liga estavam se dizendo, quando eu assinei com Memphis no verão de 2010. E cara deixe-me dizer-lhe algo: eles não falaram isso como um elogio.

Esse foi o verão, você deve lembrar, com a "The Decision" e tudo isso. Onde você tem todos esses agentes livres com salários altos grande voando em todas as direções: LeBron para Miami, Bosh para Miami, Amar'e para Nova York, Boozer para Chicago - todas essas cidades e eles estão formando com todos essas supostas super-times e outras coisas. E então havia Memphis, e o grande movimento foi....

Tony Allen.

Ninguém estava feliz com isso. Eu estou falando, ninguém. Se eles estivessem cobrando esportes na TV, esportes no rádio, naquele verão - você estava ouvindo eles dizendo a mesma coisa toda vez: "Todas essas outras equipes estão aqui fazendo grandes movimentos de agentes livres e, enquanto isso, os Grizzlies , eles apenas assinaram Tony Allen ?! "

É engraçado, cara, porque eu tive todos essas duvida quando eu cheguei. Mas, o quanto eu estava preocupado? Eu estava chegando a Memphis como a peça que faltava. Essa é a confiança do Boston Celtics Championship - é o que chamamos disso. Aprendi muito com Paul e Kevin e esses caras, mas logo no topo da lista, tem que ser como agir como um vencedor. Cara, nem mesmo como ser um vencedor. Isso vem depois. Mas é como agir como um, como se comportar assim. Como chegar em alguma cidade, em alguma quadra, e simplesmente deixar esse lugar saber. Deixe-os saber. Mesmo sem dizer nada. Deixe-os saber que você veio aqui apenas para uma coisa.

E é para ganhar.

Lembro-me de chegar e uma das minhas primeiras conversas com um colega de equipe - eu disse: "Estamos prestes a fazer barulho neste ano." E ele ri e balança a cabeça, e apenas olhando para mim, como "Cara, você está louco. "Não era como se ele não concordasse. Era mais como ele apenas dizendo: T.A., você traz essa vibração com você, essa grande conversa, de que não estamos realmente acostumados aqui. E nem foi essa grande conversa como swagger. Era mais como acreditar. Eu sabia  no que iria acontecer quando assinei - e eu sabia que eu acreditava em mim.

Então começamos lentamente no primeiro ano, começamos muito devagar. E, de repente, todos esses mesmos duvidosos eram como, Nah, irmão, veja, nós lhe dissemos - essa equipe não é nada. Eu lembro que até perdemos cinco seguidas no início da temporada e acho que estávamos algo como 4-9. E por um bom tempo lá, até eu era como, cara... eles estão bem? É isso?? Parecia que ninguém estava feliz. A cidade não estava feliz. Os fãs não estavam felizes. Os treinadores não estavam felizes. E você sabe melhor que eu não estava feliz. Não estava jogando tanto, não estava conseguindo os minutos como eu esperava... E agora estou começando a ter essas dúvidas.

Uma das coisas que as pessoas costumavam dizer sobre Memphis, é isso, é aí que os caras vão quando é o fim da estrada. Talentos como Antoine Walker, Allen Iverson, Darius Miles - e sem desrespeito a esses caras, eles são ótimos jogadores, mas era como: Memphis era onde eles iriam para o último contrato. Para esse contrato antes de tudo terminar. E assim, de qualquer forma eu lembro que é 4-9 ou o que você tem, e nós perdemos cinco seguidas, e eu estou pensando, cara... eu sou outro desses desses agora? Estou prestes a ser um desses caras que fizeram algumas coisas na liga, veio a Memphis, e então ele nunca mais ouviu falar de novo?

Eu vou te dizer o que, no entanto, não houve nem um ponto de virada. Nem um sequer. Eu acho que nesses artigos, é melhor quando há um grande momento como esse - esse grande ponto de inflexão onde toda a equipe se junta. Mas não há nem um, nesta história. É como se estivéssemos perdendo, sim. E nós duvidamos, sim. Mas algumas pessoas... Só estavam prestando atenção nisso. E essas pessoas, eles estavam pensando, são os mesmos velhos Grizzlies, o mesmo velho Mem. Mas se você realmente olhasse em volta? Olhou esse ano nesse nível mais profundo, mesmo no início quando estava indo mal? Você poderia dizer que este era um grupo que estava à beira de grandes coisas.


Você tinha Marc, você sabe, esse garoto estrangeiro - que nem sequer é um garoto estrangeiro!! Quando eu olhei pela primeira vez para a lista de jogadores, lembro-me de pensar, nós conseguimos esse jovem espanhol grande, legal. Mas então eu cheguei à cidade... e é como, bem, tudo bem. Acontece que ele é mais Memphis do que o resto da equipe junta. Ele cresceu em Memphis... Jogou no High School em Memphis... cara, Marc, ele estará ouvindo o Futuro. Ele é um verdadeiro. E não apenas fora da quadra. O que mais me ligou com Marc, logo após a batalha - é que ele odiava perder. Eu não acho que já conheci alguém que odiava perder mais do que eu odiava perder, até eu conhecer Marc Gasol. E é engraçado, cara. Porque, por um lado, talvez eu e Marc não pudessem ser mais diferentes. Mas então você brinca um pouco, e é como - oh, OK. Nós somos apenas que não admitem perder. É como se fossemos cortados do mesmo pano.

E depois há Mike, que tem sido meu filho desde o primeiro dia. Desde o dia em que nos encontramos. Ele sempre estava disposto a me ouvir sobre a defesa - e cara, estou tão orgulhoso de onde ele conseguiu chegar: não apenas como um dos cinco melhores armadores do planeta, mas também fazendo um trabalho defensivo também. Uma coisa que fez com que eu e o Mike nos dessem tão bem como backcourt era que todos seríamos líderes de maneiras diferentes. Mike, ele tinha todo esse talento cru dado por Deus, e ele estava aprendendo a ser um general em quadra. E eu acho que sempre fui muito bom, você sabe, ser um desses veteranos que deixaram o garoto suas coisas e aponta para onde ele deve ir - e deixar ele crescer como armador que precisávamos. Como, diga que há um jovem em algum lugar, e ele está dizendo a este veterano: "Eu, eu preciso que você pare de disparar todos esses arremessos e começar a procurar o passe quando você sair do corte" - e talvez o veterano não leve muito bem? Bem, então, as vezes a criança não cresce. Mas comigo e Mike, nunca foi assim. Sempre houve um imenso respeito. Ah, sim, nunca fiquei entusiasmado com a seleção de música do Mike. O garoto tinha Tevin Campbell na repetição, cara. Eu dizia para ele, "Nah Mike, esse R & B, você não pode escutar isso agora." Mas hey, ele fazia o seu trabalho.

E então, há Zach, e - cara, você falar sobre o Z-Bo, você está falando sobre um dos mais legais do mundo, um dos mais legais que você pode conhecer. Estou falando, sim, legal. Zach, cara... Ele é um desses, "Se é 30 graus negativos lá fora e ele tem uma jaqueta e um gorro, e você esqueceu sua roupa de inverno, ele está perguntando: Ei cara, está frio, você quer minha jaqueta ou meu beanie? "Tipo caras. E talvez não muitas pessoas esperem isso, porque ele é uma carga tão difícil na quadra. Mas Zach tem o maior coração de quem eu já joguei, e isso é a verdade. Como, honestamente, eu nem o considere como um dos meus colegas da NBA ou qualquer coisa. Z-Bo, nah - somos grandes amigos.

E então você me teve, cara. Eu não era o melhor jogador ou qualquer coisa, eu não era o cara do calibre All-Star. Mas quando eu olho para trás, acho que nossos times - eles foram feitos na minha imagem: não era a equipe de pontuação mais prolífica. Não chamávamos atenção de ninguém, nem jogávamos muito rápido. Mas nós vibravamos mais do que você. Nós jogávamos mais duros do que você. E é melhor você acreditar que todos estavam jogando com seus corações na defesa. Era como, antes que você soubesse - nós possuíamos uma identidade.

Então eu segui adiante e coloquei um nome nisso.

E cara, apenas começamos a... ganhar.

Foi louco. 4-9 virou para .500, então .500 virou-se para 10 jogos, depois 10 jogos mais viraram para 46 vitórias, depois 46 vitórias para os playoffs, e os playoffs voltaram-se para o confronto dos Spurs, então o confronto dos Spurs virou-se para nós chocando o mundo. E através de tudo - nós simplesmente continuamos dizendo: All heart. Grit grind. All heart. Grit grind.

All heart. Grit grind.

Eu juro que foi como, em uma temporada - de verdade, talvez em uma noite - toda a cidade mudou. "Grit and Grind", não era um slogan. Isso é o que nós éramos. Era como esse movimento. Como um estado de espírito. Grit e Grind significavam que você iria trabalhar mais, não importa o que. Isso significava que você iria orgulhar-se de onde você veio e representar esse lugar ao máximo. E isso significava que você iria colocar o mundo inteiro em aviso prévio: venha em nossa casa, é melhor você não estar procurando por cestas fáceis.

É melhor você estar pronto para ir 48 minutos.

E é melhor você estar descansado.

Esta não é minha carta adeus.

De certa forma, eu sei, é um adeus por um tempo. Eu sei que já não estou nos Grizzlies, e eu sei - pela primeira vez desde os meus dias de Boston - que vou chegar a Memphis para jogar basquete como oponente. E eu nunca menti para vocês, e não vou começar agora: será difícil estar do outro lado de tudo isso. Vai ser difícil entrar naquele tribunal esta noite, no meu novo uniforme, sabendo que nunca mais volto a colocar meu antigo.

Mas cara - isso ainda não é um adeus.

Volto em Memphis, de forma permanente, em algum momento. Eu posso garantir isso a você. Se for trabalhando para esta organização, ou trabalhando em algum outro lugar da cidade, ou apenas sendo um daqueles caras velhos que anda por Mem, comendo churrasco ou o que quer que seja, e um dia você vai bater em um idoso no ombro e vai dizer, esse é Tony Allen - cara, se é uma dessas coisas, ou se é outra coisa. Eu voltarei para Memphis. Sem dúvida.

Então, como eu disse, queria escrever isso - mas não é adeus.

Talvez vamos chamar de obrigado.


Obrigado a Chris Wallace, por me querer em sua equipe. Duas vezes.

Obrigado aos meus colegas de equipe - Marc, Mike, Z-Bo. Foi uma honra estar na quadra com vocês, e se tornar seu amigo fora. Não há mais um grupo de pessoas com quem preferiria curtir - e agora não é mesmo sobre basquete. Nós somos irmãos para sempre. Agora somos uma família.

Obrigado a todos na organização Grizzlies por juntar nossa equipe - e depois mantê-la em conjunto. E eu falo a todos: do dono ao pessoal médico, equipe de segurança,  condicionamento físico, a todos os nossos treinadores... A todos. Para toda a franquia Grizzlies. Obrigado. Quando cheguei pela primeira vez, em 2010, serei sincero: não tinha certeza se Memphis era uma cidade da NBA. Mas eu vou te dizer o que é agora, com certeza. E é por causa de vocês.

Obrigado a todos os meios de comunicação de Memphis, por terem tido tempo para conhecer-me e contar a minha história de forma justa. E muito obrigado a Chris Vernon especialmente - por acreditar em mim, e depois me mostrando todo o caminho até que todos começaram a ouvir. Eu sei que muitas pessoas pensam que os atletas não ligam para a mídia. Mas não foi assim para nós em Memphis. Parecia que todos tinham uma voz em nosso movimento - e as pessoas que o cobriam, as suas eram tão importantes quanto as de qualquer pessoa.

E obrigado a todos os que me apoiaram nos últimos sete anos. Qualquer um que usasse uma dessas camisas com o número 9, ou aquelas camisetas de G&G, ou apenas fez algum barulho quando anunciaram meu nome - nunca tirei nada disso por certo. Às vezes eu olhava para o Fórum durante o aquecimento, e eu podia sentir aquela vibração no ar. Seria como, cara - nós conseguimos alguns novos fãs de Grit & Grind na casa esta noite. Sempre lembrarei disso, sempre lembrarei dessas noites. Porque eu sabia que tínhamos algo... Mas a idéia de que estávamos construindo algo? Foi o que foi o mais especial. Foi esse sentimento, que me fez querer trabalhar tão duro para todos vocês.


Então, você sabe - obrigado por tudo, Memphis. Eu sei que não era perfeito... Mas o tempo que passei aqui era. Eu vim como um jovem jogador e sai como um Grindfather.

Eu vim procurar uma equipe e encontrei uma casa.

E espero que você ainda me lembre de um pouco por isso. Espero que vocês se lembrem de como deixei tudo em quadra, todas as noites. Espero que você se lembre da série contra o Spurs e da série  contra Clippers, da série contra OKC e de todas as outras. Espero que você se lembre de como criamos uma identidade para se orgulhar nesta cidade, uma identidade que se tornou maior do que o basquete. E você sabe o que, se isso é demais - então espero que você se lembre de mim como o cara do aeroporto. Última pessoa que você viu ao sair. Primeira pessoa que você viu ao entrar. Era eu, cara. Eu era Memphis. E foi uma das maiores experiências da minha vida.

Grit and Grind para sempre, você entende?

Todo o coração. Voe Mem.

Eu vou ver todos vocês em breve.

-T.A.

Carta traduzida por mim.
O link para a carta original no Players Tribune está aqui.
Siga-nos também no Instagram e no  Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário