sábado, 9 de setembro de 2017

Não se Esqueça das Ilhas


Tim Duncan, NBA / Retired - The Players' Tribune

Hey é o Tim.

Normalmente eu não falo direto com a mídia, ou escrevo coisas publicamente. Então eu um pouco fora da minha zona de conforto. Eu não uso Twitter. Não tenho Facebook. Entrevistas são ok, eu acho, mas eu prefiro quando elas são curtas.

Mas aqui estou, falando diretamente com você, lhe pedindo um favor. Eu prometo pra você que eu não estaria pedindo isso se não fosse tão importante. A comunidade do basquete já me deu muito durante os anos. Mas agora eu preciso da sua atenção durante alguns minutos.

No momento em que estou escrevendo este texto, as Ilhas Virgens – lugar onde nasci e cresci – foi severamente danificado pelo furacão Irma. As pessoas de lá, muitos conhecidos meus, estão sofrendo. Previsões dizem que outro furacão de categoria 5, furacão Jose, esta chegando. Ninguém sabe como o lugar vai parecer depois que a chuva passar.

Agora tempo é essencial.

Doarei esta noite $250,000 para os esforços de amenização da tempestade nas Ilhas Virgens.  E ainda mais, eu prometo doar mais 1 milhão se as suas doações chegarem a este valor. Esta é a parte que vocês entram: vocês podem entrar aqui para fazer sua doação. Eu inclui mais informações no final do artigo também.

Eu sei que nem todos vocês podem contribuir, e não tem problema – porque, muitos de vocês já deram suporte financeiro para as vitimas do furacão Harvey e para os fogos na Costa Oeste. Mas se você pode doar, eu lhe prometo isso: Todo dólar doado ira diretamente para os esforços de socorro nas ilhas. Começando assim que o clima permitir, eu irei fretar um avião com suprimentos de San Antonio para St. Croix, a maior cidade nas Ilhas Virgens. E eu já estou ocupado montando uma equipe – alguns das Ilhas Virgens e alguns que virão de outros lugares – para ajudar nos esforços de socorro.

Nos podemos rezar. Então podemos agir.

Neste momento você – nós – podemos realmente fazer a diferença.



Pop sempre foi um cara do tipo “fale menos, faça mais”, e eu sempre admirei isso nele e tentei ter ele como exemplo. Mas Pop também sabe quando é hora de falar, e nesse espírito eu gostaria de falar para vocês por que minha casa é tão especial, e por que ela precisa de sua ajuda urgentemente. Eu ainda vou tentar falar aqui sobre uma lição que eu aprendi com Chef Boyardee.

Então, o que é mais difícil de entrar na sua cabeça quando alguém em um lugar distante esta precisando de ajuda financeira depois de um desastre é... bem, difícil de imaginar como eu posso ajudar. Quer dizer, como exatamente vai ajudar. E eu não acho que é culpa de alguém por que é difícil de se colocar no lugar de outra pessoa apenas sabendo o que você vê na TV ou o que você lê nos jornais. É fácil de imaginar o dinheiro sendo gasto – ou pior, nunca sendo gasto no que deveria.

Mas eu já vivi depois de um furacão. Eu vi sua destruição. Eu vejo por que ter ajuda – ajuda imediata – é tão vital.

A maior tempestade que já atingiu as Ilhas Virgens foi o furacão Hugo. Hugo era um categoria 5, assim como Irma. Era 1989 e eu tinha 13 anos. Eu tinha acabado de voltar da escola. As pessoas ainda falar sobre o Hugo. Alguns até dizem que a ilha nunca voltou ao normal. Isso mostra quão feio foi o estrago. Eles falam sobre os atrasos nos socorros em dias e semanas depois do desastre, atraso este causado na maioria por causa do tamanho pequeno da ilha e pela distancia das cidades grandes.

Hugo atingiu pela noite. A primeira coisa que eu lembro foi um grande estouro vindo das janelas explodindo para fora da nossa casa. Minha mãe e irmã correram para o quarto e me guiaram para o outro cômodo. Nós ficamos o resto da noite sentados num pequeno banheiro, com os olhos abertos. Ninguém conseguia dormir. Ouvimos mais barulhos de telhados e paredes caindo no chão. De vez em quando, eu olhava para o meu pai que estava no corredor, olhando o telhado. Uma das vigas tinha uma rachadura nela, e aquela rachadura ia crescendo lentamente.  Eu acho que meu pai estava rezando.

Nosso teto não desabou, mas outros não tiveram tanta sorte. Algumas pessoas morreram e vários ficaram feridos. Aqueles que sobreviveram acordaram e viram que nossa vizinhança estava destruída. Muitas casas no nosso quarteirão estavam sem teto ou até sem paredes. Os nossos vizinhos perderam a casa inteira. Eles ficaram a noite inteira dentro do armário da cozinha. Logo após eles vieram morar com a gente durante um tempo.

Hugo quebrou nossa economia. Pessoas perderam seus negócios. O preço dos alimentos subiu demais. Nos 6 meses seguintes, partes da ilha ficaram sem energia, e a escola foi cancelada por quase 2 meses. Nós tínhamos que ferver água para beber ou cozinhar. Eu fiquei bom em tomar banho de balde. Sem eletricidade, nos tínhamos que ser espertos para deixar nossas bebidas e alimentos frescos. Eu me lembro de amarrar cordas nos galões de leite ou suco de laranja e então abaixá-los até a cisterna, que coletava água da chuva. A água era muito mais fria lá embaixo. Eu aprendi a me adaptar, como todo mundo.

De vez em quando, pegávamos um gerador e cada família o usava por algumas horas. A prioridade eram as luzes e  a geladeira. Como eu era criança, queria ver TV ou jogar vídeo-game. (Eu tinha a Nintendo original, e Zelda tinha acabado de sair.) Mas nós sabíamos que era preciso focar no necessário, não no que queríamos.



Olhando para trás, fico impressionado com a calma que meus pais tiveram nessa situação. Nós conseguimos sobreviver à situação. Nem toda casa ou trabalho estava a salvo, mas nós fomos sortudos.

Agora que estou mais velho, sei da importância de ter ajuda rapidamente – e quão facilmente uma pequena ilha pode ser esquecida. Eu não posso deixar que isso aconteça de novo.

Por isso mencionei Chef Boyardee anteriormente.

Eu vivi daquilo depois do Hugo. Chef Boyardee era o meu cara. Um centro de distribuição foi montado no nosso bairro, e algumas latas de Chef Boyardee era uma das nossas únicas refeições. Tang era uma delicia, também, se eles viessem no último carregamento – nós fervíamos a água para ter certeza que ela estava limpa, e misturávamos com pó de Tang.

Então essa semana eu estive pensando muito sobre aquelas latas. Porque elas foram um presente divino. Pareciam mágicas para mim. Alguém as enviou – não sei quem, ou qual organização, mas alguém tinha enviado. E eu fiquei tão feliz e grato. Não por que eu as amava – eu provavelmente não comi Chef Boyardee desde aquela época – mas por que comida era uma necessidade. Fez com que nós sobrevivêssemos.

Ilhas como a nossa são facilmente esquecidas depois de tempestades. Nós somos remotos, o que dificulta o transporte de suprimentos, deixando-os caros, lentos e inadequados. Muitas pessoas não pensam nas Ilhas Virgens como a casa de alguém, pensam mais como um refugio – apenas quando eu cresci percebi isso. Eu me lembro dos cruzeiros. Como eles vinham para a ilha. Grupos de pessoas iam até o centro para ver as lojas. Ficavam nas praias ou fretavam navios para as ilhas perto da nossa. Era legal ver estes estranhos querendo visitar minha pequena ilha de refugio. Depois de alguns dias, os navios iam embora.

Depois de Hugo, os cruzeiros não voltaram durante muito tempo.



Estou escrevendo isso para pedir a ajuda de vocês, mas também estou pedindo para que vocês não se esqueçam das ilhas como as Ilhas Virgens e St. Martin e outras.

As noticias sobre a tempestade podem ter saído das manchetes, mas nos ainda somos pessoas reais – boas pessoas – que precisam da sua boa vontade, e nunca iremos esquecer da sua generosidade.

Para se juntar aos meus esforços, vá para minha página de ajuda às Ilhas Virgens aqui.

Eu irei doar mais $1 milhão se suas doações financeiras chegarem a este valor. Eu apenas comecei as coisas com minha contribuição de $250,000.

E se você estiver interessado em contribuir com bens materiais, teremos um avião saindo de San Antonio para St. Croix próxima semana que estará carregando todos os suprimentos e itens doados que nós recebemos. Por favor nos contate o mais rápido possível com o que você irá doar para que nos tenhamos certeza que o item chegara nas ilhas.


Obrigado, novamente. 

Carta traduzida pelo @PTXpecial

O link para a carta original no Players Tribune está aqui.

Siga-nos também no Instagram e no  Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário